Novos Baianos: 52 anos depois, Didi Gomes anuncia shows inéditos pelo Brasil

16 de abril de 2024, 15h14, por Amanda Ramalho

Após 52 anos, o cantor, compositor e multi-instrumentista Didi Gomes anuncia uma turnê inédita. Intitulada "A Resposta do Bilhete", a série de shows se inspira na renomada canção "Um Bilhete para Didi", do álbum "Acabou Chorare", dos Novos Baianos, tido pela revista "Rolling Stone" como o "Melhor Álbum de Todos os Tempos", marca um projeto aguardado há mais de cinco décadas pelos fãs de uma das maiores bandas brasileiras.

O show, que tem estreia no SESC Copacabana no dia 23 de abril, marca ainda a gravação da faixa que dá nome ao projeto. Além disso, percorrerá outras unidades do SESC Rio.

Composta originalmente por Jorginho Gomes em apresentação à chegada de seu irmão, Didi Gomes, aos Novos Baianos, "Um Bilhete para Didi" foi um prelúdio do encontro que nunca aconteceu oficialmente e por meio século ficou sem resposta. Penúltima faixa do disco "Acabou Chorare" (1972), é a única instrumental e também a única composta por Jorginho Gomes. O título refere-se à época em que o baixista Dadi Carvalho deixou o grupo por um tempo (ele depois formaria o A Cor do Som) e os Novos Baianos convocaram o músico Didi para tocar em seu lugar. A concretização do projeto, no entanto, nunca aconteceu, deixando uma lacuna que só agora será preenchida.

Caçula dos irmãos Gomes (Pepeu e Jorginho), além de baixista é também compositor de músicas como "Masculino e Feminino", "Sabor de Salsa" e "Araruama", Didi Gomes tem grande importância e contribuição na história da música brasileira. Gravou diversos discos com os Novos Baianos e com outros artistas como Gilberto Gil, Luiz Melodia, Ivete Sangalo e Raul Seixas. Além disso, fez parte da formação da Cor do Som como baixista e tocou com Jimmy Cliff, onde foi presenteado com o baixo que usa até hoje em seus shows.

"Sempre fui cobrado para responder o famoso bilhete, então é uma felicidade enorme poder finalmente entregar esse projeto e essa música inédita pros admiradores do meu trabalho e da minha carreira. Estou preparando um super show, com novos arranjos e muito som. Espero todos vocês nessa temporada no Sesc", comemora Didi.

"A Resposta do Bilhete" é mais que um show, é a celebração de uma história virtuosa de sucessos e a resposta que os fãs de uma das bandas mais aclamadas da música brasileira aguardavam por anos. 

Ouvir músicas do Novos Baianos

Fonte: Aceitta Comunicação