Rio Preto se prepara para receber os espetáculos do FIT

03 de julho de 2017, 14h48, por Alexandre Murari
DivulgaçãoEsquerda de cima para baixo: CEU das Artes e Praça de Talhado Direita de cima para baixo: Praça de Schimitt e Arena Brasilusa

Para levar a arte mais perto do público, a programação do Festival Internacional de Teatro de Rio Preto, o FIT, composta por 23 espetáculos, levará 50 apresentações para 14 diferentes locais da cidade nos dez dias de evento.

→ Com lesão nas cordas vocais, Adele cancela shows da turnê "25"

Do centro às bordas, locais como os tradicionais teatros da cidade e outros espaços que se tornarão palco durante o FIT,  como o Ginásio de Esporte do Sesc, o Auditório da Swift, o Anfiteatro Nelson Castro, praças, ruas, pista de caminhada, além de dois distritos, estão sendo preparados para receber os espetáculos e o público durante o evento, que tem início no próximo dia 6.

→ Elza Soares lança versão remix de "A Mulher do Fim do Mundo"

Para a abertura, que contará com a apresentação do musical Suassuna – O Auto do Reino do Sol, da Companhia Barca dos Corações Partidos, do Rio de Janeiro, o Anfiteatro Nelson Castro, no Parque da Represa, está passando por uma reforma total, recebendo nova iluminação, pintura dos bancos e troca de piso.

→ Safadão bloqueia trânsito e precisa de carona para não se atrasar

O Ginásio de Esportes do Sesc também passa por adaptações para ser transformado em palco com três cenários, onde o grupo colombiano Mapa Teatro vai  apresentar o espetáculo Los Incontados - Un Triptico, nos dias 13, 14 e 15, a partir das 20h30. O espaço ficará aberto para visitação para que o público conheça o cenário durante os dias 13, 14 e 15, das 13h às 18h. O Ginásio do Sesc fica na Avenida Francisco das Chagas de Oliveira, 1333.

→ Em boate, Anitta 'desfaz' de amigo de Mumuzinho

No Teatro Humberto Sinibaldi Neto, o público será acomodado dentro do cenário, em uma arquibancada com 130 lugares para os dois dias de apresentação do espetáculo Programa Pentesiléia – Treinamento para a Batalha Final, que estreia no Estado de São Paulo no FIT nos dias 14 e 15 de julho.

Antes dessa mudança, o palco do Municipal vai receber nos dias 7 e 8 o espetáculo Gritos, da Companhia Dos à Deux; nos dias 10 e 11, a companhia brasileira de teatro, de Curitiba, chega com o espetáculo PROJETO bRASIL;  e dias 12 e 13 de julho, o Grupo Carmin, do Rio Grande do Norte, com Jacy. O Teatro Municipal fica na Avenida Brigadeiro Faria Lima, nº 5381.

Outro local que está sendo repaginado é o auditório da Swift para as apresentações do grupo Macunaíma e CPT - Centro de Teatral Sesc, com o espetáculo Blanche nos dias 10 e 11. O espaço, que é utilizado para atividades de formação, no FIT, transforma-se em espaço cênico e ganha novas dimensões, recebendo uma arquibancada para 130 pessoas.

No Teatro Municipal Paulo Moura, a temporada de espetáculos começa nos dias 7 e 8, com a Companhia rio-pretense Hecatombe, a partir da 19h, apresentando Crise de Gente; nos dias 9 e 10, é a vez do Grupo Lígia Aydar com o infantil O Pequeno Príncipe – O Musical.

Para encerrar a programação no Teatro Paulo Moura, a montagem da África do Sul, And So You See...(Então Você Vê...), será apresentada nos dias 13 e 14, a partir das 19 horas. O Teatro Paulo Moura fica no complexo da Swift, na Avenida Duque de Caxias, 3900.

O entorno do Complexo da Swift receberá o Agrupamento Andar7 e a Trupe Sinhá Zózima para a montagem Iracema via Iracema, encenada dentro de um ônibus. As apresentações acontecem de 7 a 15 de julho, sempre às 22h. Outro espetáculo apresentado em uma das áreas da Swift é O Canto das Mulheres do Asfalto, criação de Georgette Fadel e Carlos Canhameiro.

O FIT ocupará ainda o Teatro do Sesc, que receberá espetáculos internacionais: o polonês As Criadas, nos dias 7, 8 e 9 e As Cidades Invisíveis, da Companhia Má-criação, de Portugal, a partir das 19 horas, nos dias 14 e 15. Nos dias 10, 11 e 12, quem sobe ao palco do Sesc é a companhia paulistana Tablado de Arruar, com a Trilogia Abnegação, sempre partir das 19 horas.

Já os espetáculos para crianças e jovens serão apresentados no Teatro Waldemar de Oliveira Verdi, no Sesi. Nos dias 7 e 8, o grupo de Salvador apresenta Desastro; nos dias 11 e 12 é a vez dos atores do Ceará subir ao palco com Ogroleto; e nos dias 14 e 15, crianças e jovens vão poder assistir Berenices com o grupo paulistano Morpheus Teatro. O Teatro do Sesi fica na Avenida Duque de Caxias, 4665.

A Companhia Pão Doce de Teatro, do Rio Grande do Norte, estará percorrendo vários pontos da cidade com o espetáculo A Casatória c’a Defunta. No dia 8 será no espaço CEU das Artes, que fica no Parque Nova Esperança, na rua Robson Augusto Diaveiro, s/n, às 19 horas. No dia 9, a companhia estará na Praça Frei Duarte (conhecida também como Arena Brasilusa), que passou a ter nova iluminação para receber o público, como Lucas Henrique Viana da Silva, atendente de uma loja localizada em frente à praça. “Acho importantíssimo ocupar os espaços públicos, como a Praça Frei Duarte, com apresentações de arte e cultura”, afirma ele. A praça fica na Avenida Brasilusa, no bairro Parque Estoril.

No dia 10 a Praça Rui Barbosa, no Centro, recebe o espetáculo ‘A Casatória c’a Defunta’, às 16h. O grupo de Campo Grande, Teatro Imaginário Maracangalha, apresentará seu espetáculo Tekoha – Ritual de Vida e Morte Do Deus Pequeno, às 11 horas, no dia 13, na Praça Dom José Marcondes. No dia 14, o grupo estará na Praça da Igreja Santa Apolônia, no Distrito de Engenheiro Schmitt, a partir das 19 horas. Dona Ivone Balista, moradora do Distrito, aguarda com ansiedade ver a praça novamente ocupada com cores e luzes, alegria e cultura de graça para a população. "Já estou acostumada a acompanhar todos os anos o festival. Ficamos esperando. É uma diversão muito grande para todos", disse.

Terra Abaixo, Rio Acima é mais uma produção gratuita para a população de Rio Preto. A Cia Cênica levará seu espetáculo para o cruzamento das avenidas Philadelpho Gouveia Neto e Antônio Marques dos Santos, início da pista de caminhada, no dia 12, às 17 horas.

Outro distrito recebe o festival. Na praça da igreja São Sebastião, em Talhado, a dona de casa Katia Leandra de Souza está feliz em saber que irá ver uma apresentação de teatro novamente. "Em anos anteriores, o FIT movimentou as ruas do Distrito. Acho muito importante, pois é um lazer para a população", afirma a dona de casa. O jovem Jonathan Giovani Vieira Camargo é morador novo no Distrito e já está na expectativa para conferir a apresentação deste ano. "Já ouvi os moradores falarem do festival. Acho muito importante ter opções culturais gratuitas na praça. Sentimos que a cultura está sendo levada para todos na cidade", diz o jovem.

No Centro Cultural Vasco, localizado na Rua São João, 1840, Vila Zilda, a companhia brasileira de teatro (PR) desdobra inquietações que deram origem ao "PROJETO bRASIL", presente no FIT deste ano. As influências vêm de pensadores abolicionistas brasileiros do século 19 e do livro "A Crítica da Razão Negra", do sul-africano Achille Mbembe, referência do pensamento contemporâneo sobre o racismo no mundo. A atividade, chamada projeto PRETO, apresenta esboços de cenas em fase de experimentação e trechos de textos elaborados nessa etapa inicial de criação nos dias 9, 12 e 13 de julho.

O Graneleiro, outro espaço no complexo da Swift, se transformará em um espaço de encontro entre o público, artistas, produtores para bate-papos, trocas de experiências. Lá também será oferecida uma programação composta por intervenções, videoinstalação, música e o lançamento do livro “Imaginai! O Teatro de Gabriel Vilela”, com o escritor rio-pretense Dib Carneiro Neto, Rodrigo Audi e Gabriel Vilela, no dia 13, a partir das 23 horas. O espaço também contará com serviço de alimentação.

O FIT Rio Preto é promovido pela Prefeitura de Rio Preto e Sesc São Paulo e será realizado de 6 a 15 de julho. Para mais informações, consulte a programação completa no site fitriopreto.com.br.