Estoques de sangue do Hemocentro de Rio Preto estão em estado crítico

06 de outubro de 2023, 14h50, por Amanda Ramalho

As tipagens sanguínea O-, O+, A-, A+, B- e B+ entraram em níveis críticos nesta sexta-feira, dia 6 de outubro, no Hemocentro de Rio Preto e estão 50% abaixo do ideal para atender a demanda.

Considerado doador universal, o tipo O- é o mais utilizado em casos graves emergenciais para transfusões de sangue, por isso a importância em manter constantes as doações de sangue deste e dos demais tipos sanguíneos.

Segundo a instituição, em média, são necessárias 100 doações de sangue por dia para suprir as 40 instituições atendidas pelo Hemocentro. A tipagem O- é que tem o estado mais preocupante.

"As bolsas de sangue são utilizadas em diversos procedimentos, principalmente em casos emergência, como acidentes. Todo mundo pode precisar de sangue em uma situação de urgência e nunca sabemos quando isso pode acontecer, seja com a gente ou com um ente querido", afirma a coordenadora do setor de captação de doadores, Camila Galvão.

O Hemocentro de Rio Preto fica localizado na avenida Jamil Feres Kfouri, número 80, no Jardim Panorama, em Rio Preto, atrás do Hospital de Base. A instituição abre todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, das 7h às 13h.

Qualquer pessoa saudável entre 16 e 69 anos pode se tornar doador. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis munido com um documento com foto. Os doadores devem pesar mais do que 50kg, estar em bom estado geral de saúde e bem alimentado, com uma alimentação leve.

Para mais informações e um atendimento mais agilizado, agende sua doação através do telefone (17) 3201-5151. As doações também podem ser realizadas pelo Hemonucleo de Catanduva, localizado na rua Treze de Maio, número 974, Centro.

Ajude você também!