36 anos sem Lennon; confira 6 curiosidades sobre a tragédia

08 de dezembro de 2016, 01h17, por Alexandre Murari
Divulgação

Na história da música, o dia 8 de dezembro será para sempre lembrado pelo assassinato do líder dos Beatles, John Lennon. À porta de seu apartamento, há exatamente 36 anos, no Central Park West, em Nova York, o músico foi atingido com quatro tiros por um fã que havia lhe pedido autógrafo um pouco antes.

→ Luto faz Globo interromper vinheta de fim de ano

Bom, que a tragédia ficará registrada no universo musical isso não é segredo para ninguém, porém, há algumas informações e histórias que envolveram o acontecido que ainda passam desapercebidas quando o assunto é a morte de John Lennon. A fim de detalhar melhor o assunto, separamos abaixo alguns fatores que envolveram as inspirações do assassino e os seus motivos, a imprensa da época e o acolhimento do público. Confira:

DivulgaçãoMomento em que Lennon autografa o disco de Chapman

Partiu dos livros

Mark David Chapman, assassino de Lennon, tinha 25 anos na época e admitiu ter se inspirado no personagem principal do livro "O Apanhador no Campo de Centeio" para cometer o crime. Chapman foi condenado à prisão perpétua e ainda está na cadeia.

Outros alvos

Após ter sido preso, em declarações, o assassino confessou que Lennon só foi o alvo porque ele era o mais acessível. Na lista do criminoso também estavam nomes como Elizabeth Taylor e Johnny Carson.

O autógrafo

Paul Goresh, amigo próximo de Lennon, havia registrado em foto, horas antes do crime, o encontro de Chapman e John.

O assassino foi ao apartamento e levou o disco "Double Fantasy", que tinha acabado de ser lançado, para ser autografado.

Divulgação

A reação da imprensa

No dia do crime, o produtor de televisão Alan J. Weiss tinha acabado de sofrer um acidente de moto e estava no hospital Roosevelt para atendimento.

Como o hospital fica próximo à cena do assassinato, ele notou que havia formado uma movimentação estranha no local e viu com os próprios olhos o corpo de Lennon chegando ao hospital.

Alan ligou para emissora ABC e passou o furo de reportagem. Ao vivo, enquanto narrava uma partida de futebol americano, o locutor do canal anunciou a morte pela primeira vez:

"Uma tragédia indizível foi confirmada a nós pela ABC News em Nova York: John Lennon, do lado de fora de seu apartamento no West Side de Nova York, talvez o mais famoso de todos os Beatles, foi baleado duas vezes pelas costas, foi levado para o hospital Roosevelt, morto."

Reação de Michael Douglas

Ao lado de Jann Wenner, fundador da revista "Rolling Stone" que tinha contato com Lennon, o ator e produtor Michael Douglas caminhava pelas ruas de West Side quando percebeu uma confusão. Por conta disso, Douglas e Wenner, até hoje, lutam contra o livre-armamento norte-americano.

Memorial no Central Park

Como forma de celebrar a vida de Lennon, o Central Park inaugurou em 1981 o jardim Strawberry Fields. O local fica bem próximo ao apartamento de John. É neste jardim que se encontra o memorial "Imagine", que até hoje recebe visitas e homenagens de fãs de John Lennon.

Divulgação