#Drops: Marca brasileira na Estação Espacial, PayPal pelo Messenger e mais

20 de outubro de 2017, 15h52, por Alexandre Murari
Divulgação

Pesquisadora brasileira vence prêmio de sustentabilidade na Alemanha

Na Alemanha, um concurso pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa consagrou a pesquisadora brasileira Kamila Pope, da Universidade Federal de Santa Catarina, a UFSC, como uma das 25 promessas da ciência mundial.

A disputa contou com mais de 600 candidatos de mais de 95 países. A premiação será realizada no fim deste mês, durante o "Green Talents - Fórum Internacional para Iniciativas de Alto Potencial em Desenvolvimento Sustentável".

Mestre e doutoranda em Direito Ambiental, aos 33 anos, Kamila concorreu com o seu projeto inspirado pelo 8º princípio da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que declara que os estados devem reduzir e eliminar padrões insustentáveis ​​de produção e consumo.

Kamila foca seus estudos na obsolescência planejada, estratégia industrial que diminui o tempo de duração dos bens de consumo, o que força os consumidores a adquirirem novos produtos. Portanto, as empresas contribuem para a superexploração dos recursos do planeta, além da produção exagerada de resíduos.

Divulgação

Estação espacial vai ter equipamento brasileiro para reciclar plástico

A empresa brasileira Braskem firmou uma parceria com a norte-americana Made in Space e irá fornecer uma máquina recicla embalagens plásticas para a Estação Espacial Internacional. Além da recicladora, que permite criar objetos plásticos sob medida a partir de modelo digitais, a Made in Space já havia instalado na estação o primeiro sistema de impressão 3D.

A ideia é que a exploração espacial fique cada vez mais distante da exploração dos recursos do planeta Terra. Com esta parceria entre as empresas, será possível a criação de ferramentas por meio do Plástico Verde, polímero produzido pela indústria nacional a partir da cana-de-açúcar.

Em entrevista à Folha, o diretor de Inovação e Tecnologia da Braskem, Patrick Teyssonneyre, revela que "foi necessário mais de um ano de trabalho da Braskem, ao lado da Made in Space, para a elaboração de uma solução para a impressão 3D em ambientes de gravidade zero, que envolveu também modificações na máquina e na sua condição de operação".

Divulgação

Facebook Messenger agora permite transferir dinheiro via PayPal

O Facebook anunciou nesta sexta-feira, 20, que usuários do Messenger poderão transferir dinheiro para a sua lista de contatos por meio do PayPal. No Messenger, o serviço de transferência já existia, porém, tinha que ser feito por meio de um cartão de crédito ou débito, o que cobrava taxas de transferência, além dos riscos de invasão de privacidade.

Agora, com a chegada do PayPal, que por enquanto está disponível apenas para os usuários norte-americanos que possuem o sistema iOS, qualquer quantia pode ser feita, sem taxas extras ou informações de dados cadastrais na rede social.

Ainda não há informações quando a novidade chegará aos celulares Android, ou quando os usuários brasileiros poderão utilizar o serviço de transação.